Como ajudar quem lê seus textos a entender suas ideias com mais clareza.

Na viagem entre sua cabeça e a página em branco, seu entusiasmo por certas ideias muitas vezes desaparece. Na sua mente, tudo se encaixa e faz sentido, mas nos textos seus pensamentos parecem confusos.

Para ajudar quem lê seus textos a entender suas ideias com mais clareza, coloque em prática estas quatro dicas inspiradas em uma TED Talk do Chris Anderson.

Um alerta. As dicas não garantem que você vai convencer pessoas a pensar como você. Isso é manipulação, não comunicação.

Como as pessoas vão reagir a suas ideias foge do seu controle.

As dicas vão apenas te ajudar a pensar sobre o tipo de barco que você precisa construir para que suas ideias naveguem da sua cabeça para a de outras pessoas.

1. Desenvolva apenas uma grande ideia por texto e construa um raciocínio claro, objetivo e coerente.

2. Desperte curiosidade no início do texto para ganhar a permissão das pessoas para entrar em suas mentes e reconstruir sua ideia lá dentro.

3. Cultive empatia apresentando sua ideia com linguagem, conceitos e referências que façam sentido para sua audiência, não só para você.

4. Compartilhe uma ideia que gera valor na vida das pessoas, não que sirva apenas como marketing dos seus produtos e serviços.

Essas dicas me ajudaram a definir os quatro pilares que guiam a escrita de todos os meus textos: clareza, estratégia, empatia e autenticidade.

Começo pensando sobre o nível de conhecimento do meu público sobre a grande ideia que quero compartilhar e inicio o texto encontrando as pessoas nesse lugar.

Depois, construo um barco capaz de atravessar correntezas de ceticismo. Mostro que considerei posições contrárias que podem invalidar minha ideia.

Na sequência, recrio meu raciocínio argumento por argumento para que as pessoas vejam o que eu vejo, sintam o que eu sinto e acreditem no que acredito sobre a grande ideia do texto.

Navego meus pensamentos com confiança até aportar em um lugar autêntico, uma conclusão baseada na minha experiência que sugere como aplicar na prática a grande ideia que compartilhei.

Vou adorar saber se essas ideias fizeram sentido para você. Deixa um comentário para me contar.

Anterior
Anterior

Não dá para criar conteúdo que gera conexão sem se expor.

Próximo
Próximo

"Você não está com bloqueio criativo. Você é impaciente.”Josh Spector